Giovanna Penido com Joildo na praia de Setiba no Espirito Santo.Percorri a antiga rota dos mineiros, a br 262. A rodovia era o acesso dos mineiros ao litoral, o meu acesso a Setiba.

A parada da Cotochés virou memorial, engraçado qdo suas memórias começam a virar museu. É um aviso de néon com letras em caixa alta, alertando que o tempo passa ou passou.

Só sei que deparei como meu passado nessas férias, o Espírito Santo.

As lembranças são minhas e são repletas de personagens e enredos. Vou apresentar para vcs, um desses personagens, o famoso Joildo.

Joildo é um pescador.

Seu olhar estava ali, reconheci na hora, e a clássica pergunta do momento, surgiu:

– Vc se lembra de mim? Sabia que não. Claro que não, eu era apenas uma criança, bem apagadinha, no meio de todas as histórias que me lembro do Joildo.

Recordo dele chegando com o peixe mais fresco e com todas as recomendações e encomendas do meu pai.

Lagosta, camarão e peixe, mas o produto mais importante era ser fresco, tipo: pescou agora, saiu agora do mar, o barco acabou de chegar.

Com essas entregas frequentes para atender a demanda do meu pai, acostumei com a presença permanente do Joildo na varanda da casa de Setiba e com suas histórias:

– Tem tartaruga, baleia e várias ilhas no meio do oceano… A água é cristalina e tem peixes de todas as cores… Saímos do Una de barco e demoramos 5 dias para chegar lá… A água é quente e azul, diferente do azul daqui…

E essas falas iam entrando na minha imaginação e criando um local imaginário e indescritivelmente perfeito. Lembro que escutava e não acreditava que poderia existir um local assim.

“Todo encontro deixa marcas no seu ser.”

Não sei quem é o dono dessa citação, só sei que a gente nunca sabe quem esta influenciando e sendo influenciado.

– Vc se lembra de mim? Eu sabia que não, que ele não se lembrava de mim e nem podia imaginar o tanto que ele influenciou a minha vida. Queria ter contado essa história pra ele, mas conversamos sobre tantas outras coisas, que faltou contar essa para o Joildo.

Ah! Para terminar a história a criança apagadinha cresceu, e com todo o seu arsenal de imaginação ilustrado com as histórias do Joildo foi atrás para conhecer esse tal lugar onde tem tartarugas, baleias e várias ilhas no meio do oceano. Onde a água é cristalina, quente e azul e tem peixes de todas as cores… e fui parar em Abrolhos.

Que prazer Joildo, rever vc.